top of page

Pesquisa Nacional sobre a percepção dos brasileiros sobre Trabalho por Aplicativo

ConectaTrabalhadores_Graficos.png

DESAFIO

A pesquisa tem por objetivo analisar o entendimento e a preocupação da população brasileira sobre os diferentes trabalhos realizados através de aplicativos. Este estudo faz parte do projeto Conecta Trabalhadores, iniciativa do ITS que visa amplificar as vozes e estabelecer pontes sólidas entre trabalhadores e setor público e privado no Brasil e na Colômbia. 

 

O estudo está em sua primeira edição e foi realizado em parceria pelo ITS e Ipec. A pesquisa ouviu 2.005 brasileiros, maiores de 18 anos, de todas as regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para o total da amostra, considerando um nível de confiança de 95%.

METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada pelo Ipec – Inteligência em pesquisa e Consultoria, com 2.005 entrevistados, maiores de 18 anos, das cinco regiões do Brasil, entre os dias 24 de novembro de 2023 a 18 de janeiro de 2024. As entrevistas foram realizadas por telefone com apoio de questionário eletrônico, no sistema C.A.T.I (Computer Assisted Telephone Interview).

O questionário foi desenvolvido pelo ITS, em conjunto com o Ipec, tendo questões fechadas (com opções de respostas estimuladas) e uma questão aberta (com resposta espontânea, sem apresentação de alternativa). Como parte do desenvolvimento do questionário, organizamos o evento "SurveyHack: maratona de pesquisa sobre trabalho por plataforma" para debater a construção e elaboração das perguntas junto de pesquisadores e especialistas no tema.

Por conta da dificuldade de se atingir algumas cotas populacionais em campo, a amostra realizada apresentou quantidades diferentes das esperadas em algumas variáveis controladas. Por isso, apesar do desenho proporcional da amostra, fatores de ponderação foram calculados pelo Ipec para corrigir a desproporção das cotas populacionais realizadas em campo. Os fatores de ponderação corrigem desproporções por Região, Sexo e Idade e por Região, Sexo e Grau de instrução.

A amostra da pesquisa é representativa da população brasileira com 18 anos ou mais e garante. A margem de erro do estudo é de 2 pontos percentuais para os resultados pelo total da amostra, considerando um nível de confiança de 95%.

Para ter acesso aos dados abertos da pesquisa, escreva para conectatrabalhadores@itsrio.org.

bottom of page